EDITORIAL

Um patrimônio chamado Ouro Preto


Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto foi fundada com o nome de Vila Rica

Ouro Preto fica a 95 quilômetros da capital Belo Horizonte  e foi fundada em 1711 . Inicialmente com  o nome de Vila Rica,  poucos anos depois foi escolhida como a capital da capitania das Minas Gerais (1720).

Devido aos   seus aspectos e com todas as características para o tombamento,  a cidade de Ouro Preto com ruas íngremes e estreitas, feitas em paralelepípedos, casas em estilo colonial, arquitetura barroca nas Igrejas e Museus, foi tombada pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Seguindo a tendência contraditória  artística da época , que apresentava uma mistura de espiritualidade com racionalismo, Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) produzia a sua obra de arte, com um particular  estilo barroco, entre talha, projetos arquitetônicos, relevos e estatutária na cidade de Ouro .

Sendo cenário do movimento da inconfidência mineira, onde a elite dominante lutava contra a exploração do ouro em favor de melhores condições de vida para o povo brasileiro, Ouro Preto criava  uma história extremamente relevante e com elevada importância para o Brasil.

 A origem do seu nome se deu  com as riquezas ali existentes, que eram responsáveis  pela grande movimentação econômica da região bem como do país.  



Por Cleber Castro

cleber@artegaleriamundo.com.br

Leia também

Yemanjá

Orixá feminino representado pela sereia, cujos filhos são como peixes, é padroeira dos pescadores e decide o destino de todos aqueles que entram no mar

Festa de São Lázaro

São Lázaro é cultuado pela figura de Omolú, o orixá velho que é também Obaluaê, o orixá jovem. Em janeiro é realizada uma festa em sua homenagem.

Um patrimônio chamado Ouro Preto

Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto foi fundada com o nome de Vila Rica

Uma breve e curiosa história da torre Eiffel

Símbolo da França e de Paris, a torre Eiffel foi construída no século XIX e estava programada para ser desmontada 20 anos depois

Da câmera emprestada ao Louvre!

Para estrear este editorial, contarei uma crônica sobre a minha paixão pela fotografia

Olá! Navegue pela galeria e conheça a nossa seleção especial de fotografias! Olá! Navegue pela galeria e conheça a nossa seleção especial de fotografias!