EDITORIAL

Yemanjá


Orixá feminino representado pela sereia, cujos filhos são como peixes, é padroeira dos pescadores e decide o destino de todos aqueles que entram no mar

Yemanjá possui diferentes nomes, dentre eles: Dandalunda, Inaé, Ísis, Janaína, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Rainha do Mar e Sereia do Mar.


Enseada do Rio Vermelho, templo de Yemanjá


Yemanjá é a padroeira dos pescadores

No dia 2 de fevereiro, em Salvador,  acontece a maior festa dedicada a ela. Neste dia, milhares de pessoas trajadas de branco fazem uma procissão até o seu templo, localizado na praia do Rio Vermelho, onde deixam os presentes que vão encher os barcos que os levam para o mar.
 


Oferendas

Dentre as diversas oferendas para a bela e vaidosa deusa, encontram-se flores, bijuterias, vidros de perfumes, sabonetes, espelhos e comidas.  


Devota de Yemanjá em ritual de agradecimento

No sincretismo religioso, Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.



Por Cleber Castro

cleber@artegaleriamundo.com.br

Leia também

Yemanjá

Orixá feminino representado pela sereia, cujos filhos são como peixes, é padroeira dos pescadores e decide o destino de todos aqueles que entram no mar

Festa de São Lázaro

São Lázaro é cultuado pela figura de Omolú, o orixá velho que é também Obaluaê, o orixá jovem. Em janeiro é realizada uma festa em sua homenagem.

Um patrimônio chamado Ouro Preto

Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto foi fundada com o nome de Vila Rica

Uma breve e curiosa história da torre Eiffel

Símbolo da França e de Paris, a torre Eiffel foi construída no século XIX e estava programada para ser desmontada 20 anos depois

Da câmera emprestada ao Louvre!

Para estrear este editorial, contarei uma crônica sobre a minha paixão pela fotografia

Olá! Navegue pela galeria e conheça a nossa seleção especial de fotografias! Olá! Navegue pela galeria e conheça a nossa seleção especial de fotografias!